quinta-feira, março 27, 2008

Um Sobrado na História de Itabira


Sempre releio os livrinhos de cabeceira, e os de minha terra estão sempre em um lugar estratégico, próximo as mãos. Este livro de Maria Rosa é uma passagem pela história de Itabira, dos tempos aureos, de um Sobrado, e do Retrato na Parede. Para quem tem curiosidade sobre a vivência itabirana, e até mesmo, sobre os costumes e particularidades de Minas Gerais e de sua hitória, este é um livrinho que recomendo.

Neste livro, alem de muitas histórias das famílias tradicionais da região, dos costumes e festas no interior de Minas, temos todo um apanhado sobre a história de Grupos Escolares e sobre o ensino em Minas, sendo que Itabira é a cidade palco deste emaranhado de laços, de amores não correspondidos, de procissões, e poesia, muita poesia - regada com saraus intermináveis.
E agora, para completar, o poema célebre de Carlos Drummond de Andrade - "E agora, José", estre-linhas que nasceu no Sobrado que a autora descreve no livro..., apesar de que, muitos estudiosos dizem que este poema não tem relação ao irmão, e sim a um personagem qualquer... Mas quando você ler este livrinho de Maria Rosa, vai ter uma pequena idéia do fatos e vai perceber que estas letras, contam muito acerca do irmão do poeta...

"E agora, José
Está sem mulher,
está sem discurso.
está sem carinho,
já não pode beber,
já não pode fumar,
cuspir já não pode,
a noite esfriou,
o dia não veio,
o bonde não veio,
o riso não veio,
não veio a utopia
e tudo acabou
e tudo fugiu
e tudo mofou
e agora, José?

E agora, José?
sua doce palavra
seu instante de febre,
sua gula e jejum
sua biblioteca,
seu terno de vidro
sua incoerência
seu ódio – e agora?

Com a chave na mão
quer abrir a porta,
não existe porta;
quer morrer no mar,
mas o mar secou,
quer ir para Minas,
Minas não há mais.
José, e agora?

Se você gritasse
se você gemesse
se você tocasse
a valsa vienense,
se você dormisse
se você cansasse,
se você morresse...
Mas você não morre,
você é duro, José

Sózinho no escuro
qual bicho do mato,
sem teogonia,
sem parede nua,
pra se enroscar,
seu cavalo preto
que fuja a galope,
você marcha, José?
José, para onde?"

Imagens: 1 - Foto do livro, arquivo pessoal / 2 - Imagem de José - Extraída do livro Drummond frente e verso e reproduzida no livro de Maria Rosa.

(Livro de Maria Rosa Martins da Costa Andrade. Editado pela: PMI/Fundação Carlos Drummond de Andrade, 1997. 60 p. : fots. ; 21 cm. Imagem da Capa: Humberto Martins da Costa.)

Nenhum comentário: