sexta-feira, março 28, 2008

Dispersões do dia...

Hoje queria falar de dois autores, um deles, já postei algumas coisinhas, é um velho conhecido deste cantinho - Mário de Sá-Carneiro. Fui conhecer Sá Carneiro, aos 16 anos de idade, em umas férias que passei no sítio de Tia Nana, pertinho a Belo Horizonte, os dias passavam calmos naquela época. Tia Nana, era uma prima querida de minha mãe, que infelizmente, já não esta entre nós, ela me ensinou muito, o meu gosto pela literatura - se intensificou por conta dela. Estas férias foram como um marco em minha vida. Passava horas na biblioteca imensa que ela mantinha em uma casa no sítio, era livros e mais livros, tudo catalogado, certinho... Tia Nana, era professora de Literatura, uma pessoa fantástica, não tinha apego a coisas materiais, acho que a única coisa que tinha um certo ciúmes eram os seus livros. Aquela estante, de fora a fora, recheada de vida, vozes, autores do mundo o todo, de diferentes línguas. Mas lá estava ele, um livrinho velhinho, com a capinha já se desfazendo, peguei com todo o carinho, e ao abrir, caiu em um poema que até hoje amo, Dispersão - esta era a primeira vez que me deparava com Sá-Carneiro... Diante de meu encantamento, Tia Nana me deu a obra. Tenho este livrinho aqui, guardado com todo o carinho, quero mandar arrumá-lo, costurar as páginas, refazer sua capa...Depois disto, nos idos destes anos 2000, ganhei um outro livrinho deste autor, o presentinho veio de uma amiga queria, Patrícia, portuguesa de Coimbra, e que também divide comigo a mesma paixão por este poeta.

O outro poeta que gostaria de comentar é o mineiro Murilo Araújo, que nasceu na cidade de Serro, no finalzinho do século 19 e foi um dos expoentes do Modernismo. Mas para falar da obra de Murilo, deixo em mãos de um outro grande mestre na literatura, que foi e continua sendo - Jorge Amado, que escreveu o Prefácio do primeiro volume do livro Poemas Completos de Murilo Araujo (Ed. Pongetti, 1960)
Obs.: Queria tirar fotos dos livros que tenho aqui em casa, sobre os autores... Mas como a minha digital resolveu dar " piti", tive de pegar imagens no Google, assim que a camêra resolver sair de sua TPM, eu coloco as imagens dos livrinhos que citei acima...

Nenhum comentário: