sexta-feira, agosto 31, 2007

Instituto Moreira Salles



O Instituto Moreira Salles - tem um acervo maravilhoso de manuscritos, imagens, textos, cifras, desde Pixinguinha, a Lispector e Lygia Fagundes Telles - documentos estes, que podem ser apreciados virtualmente - uma das maravilhas dos tempos atuais!
Fundado por Walther Moreira Salles (1912-2001) e mantido pelo Unibanco, o Instituto Moreira Salles é uma entidade civil sem fins lucrativos, criada em 1990, que tem por finalidade exclusiva a promoção e o desenvolvimento de programas culturais. Cinco são as suas principais áreas de atuação: fotografia, literatura, cinema, artes plásticas e música brasileira.
A sede fica em São Paulo, mas o Instituto mantém outras casas culturais no Rio de Janeiro, em Belo Horizonte em Poços de Caldas, e muitas outras galerias, em Curitiba, Porto Alegre, Fortaleza e Santos - a próposito, a imagem acima é do prédio de Poços de Caldas, em Minas Gearis. É o Chalé Cristiano Osório: Construção de 1894 e que foi restaurado para abrigar os escritórios da administração, acervo e bibliotecas.

Nenhum comentário: