sábado, agosto 18, 2007

Dia Internacional da Fotografia



Um dos descobridores da fotografia vivia no Brasil - Hercules Florrance, que em terras papagallis era chamado de Herculano Florence - nasceu na França, e chegou ao Brasil em 1824, aos 20 anos.
Aventureiro, queria dar a volta ao mundo, mas ficou por aqui. Cedeu aos encantos do Brasil, que desenhou durante a expedição Langsdorff, um botânico alemão que comandou um grupo do rio Tietê ao Amazonas. “Foi uma experiência muito grande onde ele teria começado a pensar em que deveria haver uma máquina que registrasse todas as figuras rapidamente. Ali, então, eu acho que começou alguma coisa na mente dele”, diz Teresa Cristina, trineta de Hercules Florence.
No início do século 19, em diferentes partes do mundo, vários pesquisadores tentavam eternizar a imagem. Parte do processo já era conhecida. Faltava aperfeiçoar a técnica e descobrir como fixar a imagem. Nos manuscritos, Hercules Florence conta que utilizou amoníaco. E, foi ele que usou, pela primeira vez na história, a palavra fotografia, que do grego, foto, quer dizer luz, grafia, impressão. Isso foi em 1834. “É muito provável que se possam fotografar desenhos de uma maneira pela qual se apresentem prateados em campo colorido”, registrou Florence na época.
Só cinco anos mais tarde a palavra seria empregada na Europa. Em 1839, Daguerre descreveu minuciosamente seu processo de registro da imagem. Distante do centro do mundo, Florence pagou o preço do isolamento, quando soube pelos jornais da descoberta do conterrâneo. “Ele descreve nos manuscritos que ele sentiu um tremor, uma tontura, e ele quase veio a desmaiar porque esperava ainda poder ter um reconhecimento, ter o privilégio da invenção”, diz a bisneta Leila Florence. Hoje, Florence é citado na bibliografia internacional entre os pais da fotografia. Mas isso levou quase um século e meio para acontecer. Em 1976, a pedido do fotógrafo e historiador Boris Kossoy, químicos repetiram nos Estados Unidos as experiências descritas nos manuscritos. E provaram a história que ainda é pouco conhecida no Brasil.
Foto de Herculano - Calçada do Lorena.
Fonte: Do G1.

Nenhum comentário: