domingo, julho 22, 2007

O AVESSO DAS COISAS


Sinopse: Livro de aforismos publicado postumamente. Nele, Carlos Drummond de Andrade mostra um cotidiano lírico, curioso, imprevisível e insólito falando de assuntos como paciência, circo, ciúme, natureza, eternidade e literatura.
Resenha Editorial: Antes de morrer, em 1987, o poeta Carlos Drummond de Andrade entregou aos editores os originais deste livro. Um conjunto de máximas com aparência de mínimas, o trabalho revela um escritor que tira do cotidiano não apenas o lírico mas também o curioso, o imprevisível, o insólito. Com a mesma acuidade do poeta, o lado humorista e filósofo de Drummond mostra como "bater à porta errada costuma resultar em descoberta". Seu modo especial de ver as coisas pelo avesso resulta num livro escrito à maneira de dicionários, com as definições mais improváveis e,por isso mesmo, mais verdadeiras. Em "O avesso das coisas" Drummond cristaliza seu estilo, alcançando a facilidade de se exprimir sobre vários assuntos, entre eles democracia, morte, paciência, circo, ciúme, natureza, estupidez, eternidade e literatura. (por Celso Borges)

"Assim como os antigos moralistas escreviam máximas, deu-me vontade de escrever o que se poderia chamar de mí¬nimas, ou seja, alguma coisa que, ajustada às limitações do meu engenho, traduzisse um tipo de experiência vivida, que não chega a alcançar a sabedoria mas que, de qualquer mo¬do, é resultado de viver.
Andei reunindo pedacinhos de papel onde estas ano¬tações vadias foram feitas e ofereço-as ao leitor, sem que pretenda convencê-lo do que penso nem convidá-lo a repen¬sar suas idéias. São palavras que, de modo canhestro, aspi¬ram a enveredar pelo avesso das coisas, admitindo-se que elas tenham um avesso, nem sempre perceptível mas às ve¬zes curioso ou surpreendente". (C.D.A.)

Alguns destes Aforismos, deixo registrado neste cantinho:
ADMIRAÇÃO
"Às vezes sou tentado a me admirar, e isto me causa a maior admiração".

ALMA
"Prisioneira do corpo, a alma vive em guerra com o carcereiro".

AMOR
“O amor ensina igualmente a ferir e a ser ferido”.
“Amar sem inquietação é amar sem amor”.
“Entre as diversas formas de mendicância, a mais humilhante é a do amor implorado".

“Nossa capacidade de amar é limitada, e o amor infinito; este é o drama”.
“Os dicionários registram as palavras amorosas e omitem os ruídos que as entremeiam ou substituem”.

ARREPENDIMENTO
"Até a cor do arrependimento desbota com o tempo".

ARTE
"A arte vivifica a humanidade e aniquila o artista".
"A obra de arte é o resultado feliz de uma angústia contínua'.

ARTISTA
"O artista não sabe que o mundo existe fora da ar¬te; por isso atreve-se a criar".
"A história das artes não registra os nomes de dois artistas geniais: o primeiro pintor e o primeiro escultor".

Tem muitas frases..., da Letra A a Z, sobre vários assuntos, vale a pena ler o Avesso das Coisas, pela editora Record, eu li e reli - recomendo!

Nenhum comentário: