sexta-feira, julho 06, 2007

Estação Biológica de Caratinga

Fazenda Montes Claros, de propriedade da família Abdalla, situa-se no município de Caratinga. A partir de 1983, o proprietário, junto com a Fundação Brasileira para a Conservação da Natureza, FBCN, com sede no Rio de Janeiro, inaugurou a Estação Biológica de Caratinga, EBC. O Sr. Feliciano Miguel Abdalla (in memorian) doou à FBCN cerca de 12 mil metros quadrados, onde foi erguida uma Base de Campo para servir de apoio aos pesquisadores e cientistas que lá desenvolvem trabalhos sobre a Mata Atlântica.
A Estação Biológica de Caratinga é um espaço ideal para pesquisas e treinamento de pessoal especializado em ecologia da Mata Atlântica. A Fazenda Montes Claros abriga uma importante amostra do ecossistema atlântico de Minas Gerais, incluindo diversas espécies da fauna e da flora ameaçadas de extinção, endêmicas daquele ecossistema.
Desde 1976, mais de quarenta trabalhos envolvendo teses de mestrado e doutorado, foram desenvolvidos por pesquisadores nacionais e estrangeiros. A área reúne um dos maiores acervos de estudos científicos sobre a fauna, a flora e a ecologia da Mata Atlântica do mundo e foi objeto de mais de quinze documentários nacionais e estrangeiros.
A maior atração da área é o
"Mono Carvoeiro" ou "Muriqui", espécie ameaçada de extinção. É considerado o maior primata das Américas tendo, inclusive, sido indicado como "símbolo dos esforços de conservação no Brasil", a exemplo do que representa o urso Panda para a China.
Em relação à fauna, além do Muriqui, merecem destaque outras três espécies de primatas: o Sagüi da Serra da Bodoquena, que é considerado um dos Sagüis mais ameaçados do País; o Barbado, também em situação crítica; e o Macaco Prego, espécie comum em nossas matas. Outras espécies de mamíferos encontradas na área são o Tamanduá de Colete, a Preguiça de Três Dedos e a Irara.
Cerca de duzentas espécies de aves, muitas delas em situação crítica, podem ser ainda encontradas nas matas da fazenda. Esse número, entretanto, tem aumentado com o desenvolvimento de novas pesquisas na área. Dentre as mais representativas, podemos citar o macaco, o Tucano de Bico-Preto, a Tiriba, a Saíra de sete cores e outros Aracaris, pica-paus, guaxos, corujas, gaviões e beija-flores.
A mata da Fazenda Montes Claros cobre uma série de vales e montanhas com latitudes variando de 400 a 680 metros de altitude. A vegetação constitui um mosaico de diferentes tipos de florestas e habitats, com áreas de mata primária em boas condições e mata secundária em diversos estágios de regeneração, devido principalmente ao corte seletivo de madeira. Entres as famílias vegetais mais abundantes estão as Leguminosas (Braúnas e Angicos), as Lauráceas (Canelas), as Anacardiáceas (Cajamanga), as Bignoniáceas (Jacarandás e Ipês) e as Moráceas (Embaúbas). Têm sido sempre descritas novas espécies na área.
Foto: Luciano Candisani.

Nenhum comentário: