sexta-feira, julho 06, 2007

8º Festival de Cenas Curtas


Galpão Cine Horto* em Ipatinga
06 de julho, às 20h.
.: O Piquenique - Um casal em preto e branco se encontra com a única finalidade de fazer um piquenique. Na cesta o lanche, um pouco de cinema e de nonsense.
.: O Presente - Espetáculo de marionetes e sombras que conta a sensual história de um casal safado. Na noite de natal ele leva para ela um presente enorme e pesado. A caminho da casa dela, ele tem certeza: ela vai gostar. Esperando em sua casa, ela sabe o que ele traz. Ela pediu, ele concedeu. Ele nunca poupava esforços. Satisfeita ela ficou.
.: O Figo é uma Flor que para Dentro - Baseado na obra de Caio Fernando Abreu, o espetáculo foca um universo cercado pela solidão e desprovido de certezas, em que os intérpretes descortinam a miséria do homem e do mundo. No palco, a platéia se confunde aos intérpretes, que se confundem aos personagens, que se confundem com a vida.
07 de julho, às 20h.
.: A Raiz do Grito - A partir de um inusitado encontro, Glória e Ernesto, em meio a poucas palavras, frases curtas e pensamentos profundos, trazem à tona o passado e se deparam com um presente-pausa, um presente com silêncios, ausências e transformações. Um presente-despedida.
.: O Estável Pertence ao Que Muda... - A cena retrata um corpo em trânsito permanente que produz um deslizamento de sentido e é sempre sonhado por um olhar presente. O que parece não mudar, aparece também como a variedade do que não pára de mudar.
Um corpo que se profere a si mesmo: eis a sua singularidade. Cardápios em que a natureza se oferece culturalizada na teia de traduções físicas.
.: A Engrenagem - Adaptação de textos de Cal Valentin, A Engrenagem discute as relações humanas dentro do processo de trabalho globalizado. Discute o homem como reflexo e mescla de suas experiências.
Quando exerce sua contradição humana em contraponto com a realidade de massa, ele ousa, ultrapassa limites e promove mudanças. Quando é o momento da mudança? Quando os padrões atingem o limite individual e coletivo humano?
.: Quebre seu Porquinho - Uma e Outra são duas vozes que se encontram num tempo/espaço para se comunicarem. Uma e Outra têm 15 minutos para falarem tudo que precisam dizer e, nesse mesmo tempo, conseguir quebrar o porquinho.
Inspirado no conto Para uma avenca partindo e em outros textos de Caio Fernando Abreu, elas contam histórias, falam do que sentem e do que gostariam de sentir, num diálogo tragicômico permeado por metáforas e dificuldades de comunicação.
Programação:
06 e 07 de julho, às 20h.
Ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Centro Cultural Usiminas - R$10 inteira e R$5 meia* e na bilheteria do Teatro Zélia Olguin - 1 ( uma ) hora antes do espetáculo.
Meia-entrada estendida a estudantes, professores, menores de 18 anos e maiores de 60 anos com apresentação de carteira.
Realização:
Grupo Galpão
Classificação 14 anos
*O Galpão Cine Horto é o Centro Cultural fundado e dirigido pelo Grupo Galpão, em Belo Horizonte/MG. Inaugurado em março de 1998, o local transformou-se em um importante espaço para a realização de atividades artísticas. Possui um Teatro Multimeios para 250 lugares, um cinema com 80 lugares, três salas de aula, bar e camarins.Voltado para a pesquisa, a formação e o estímulo à criação teatral, em todos os projetos que realiza está sempre em evidência a possibilidade de unir e reunir pessoas em torno do teatro.Atualmente, o Galpão Cine Horto oferece cursos e oficinas de formação artística, ministrados por professores selecionados pelo Galpão, além do Oficinão – oficina gratuita voltada para a reciclagem de atores profissionais.

Nenhum comentário: