quarta-feira, julho 11, 2007

Canção para ninar mulher


Hoje lembrei de umas canções de ninar...e em meio a elas, re-descobri em minhas coisinhas uma estre-linha de Drummond...
"Olha o bicho preto
que vem lá de longe,
olha e fica quietinha.

Olha a lua nascendo
atrás daquela porta.
Tem um gato, um passarinho,
um anel de brilhante,
todos três para você.

Dorme, que eu te dou
um vestido, um país,
te dou... ah isso não dou não.

Dorme que o gatuno
de olho de vidro
e smoking furtado
subiu na parede
para te espiar.
Dorme devagar.
Dorme bem de manso,
senão eu te pego,
te dou um abraço
e te espinho toda.

(Eu não sou daqui,
sou de outra nação,
eu não sou brinquedo.)

Dorme na Argentina,
dorme na Alemanha
ou no Maranhão,
dorme bem dormido.

Dorme que o capeta
está perguntando
quede a mulher acordada,
para dormir com ela".

Imagem: Em Bussaco, Portugal.

Um comentário:

terra do nunca disse...

linda, o drummond pediu ao portinari pra fazer um desenho com o tema dessa poesia, (canção de ninar mulher). o desenho é a primeira pagina do livro Brejo das almas, de 1934, foram 200 numerados e assinados só para os amigos...

;)