segunda-feira, abril 23, 2007

Barão de Alfié


Joaquim Carlos da Cunha Andrade, primeiro e único barão de Alfié, (Itabira, 27 de Julho de 1881). Foi coronel da Guarda Nacional.

Filho de Carlos Casemiro da Cunha Andrade e de Senhorinha dos Santos Alvarenga. Casou-se em primeiras núpcias com Maria Isidora de Andrade e em segundas com Ana da Costa Lage. Foi o pai de Joaquim Carlos, Carlos Casemiro, quem construiu o sobrado posteriormente alcunhado Solar do Barão de Alfié, atualmente Hotel de Itabira, o qual servira de residência para a família do nobre. Há quem diga que Carlos Drummond de Andrade, natural de Itabira, tenha se inspirado no imóvel para escrever alguns de seus poemas. (Este dado está correto, logo irei postar alguns destes poemas).

O sobrado se manteve entre os Paula Andrade, parentes dos Cunha Andrade. Dentre os proprietários posteriores, destaca-se Olinto Horácio de Paula Andrade, juíz e deputado provincial, além de pai de Amariles de Paula Andrade, prima de Drummond e sua inspiração para a Lili do poema Quadrilha, além de ser a paixão de José de Andrade, irmão de Drummond - (por este motivo surgiu o poema "José" - E agora, José?.../ Com relação a este poema, depois explico em outras postagens, o motivo do mesmo, o que aconteceu...)

- Títulos nobiliárquicos e honrarias : Barão de Alfié - Título conferido por decreto imperial em 19 de julho de 1879. Faz referência ao bairro mineiro de Santana do Alfié, então freguesia de Itabira e posteriormente distrito de São Domingos do Prata.

3 comentários:

Mauro Moura disse...

Favor corrigir o nome do pai do Barão de Alfié, o nome correto era CASEMIRO CARLOS DA CUNHA ANDRADE.
Carlos Cassemiro da Cunha Andrade era o irmão mais novo do Barão de Alfié Joaquim Carlos da Cunha Andrade.

Tenho certeza disto, pois estudo a nossa família Andrade Lage com afinco e Carlos Cassemiro é meu trisavô e era casado com Ana Joaquina Martins da Costa Cruz. Para conferir, basta ler no livro AMADOR BUENO - O ACLAMADO de autoria do Pe. Pedro Vidigal.

Anônimo disse...

Era meu trisavô tbm… Desculpa o erro ortográfico! Isabela Lage

Mauro Moura disse...

Creio que você seja de Nova Era ou Santa Maria de Itabira.