terça-feira, julho 25, 2006

Etern-idade


Meu pai está preso. A fotografia dele que mais gosto é a que está no porta-retratos na estante do quarto – ele e mãe , dançando no "Baile dos Brotinhos". Seus olhos ainda jovens sorriam para a vida que se iniciava. Contemplo este mesmo olhar, quando acende seu cachimbo e deixa a fumaça dissolver os contornos. Em meio à neblina, onde a realidade se torna encanto, ele entra em seu mundo de sonhos.
Existem vários tipos de prisões. Vindo de família tradicional mineira, pai, foi homem de negócios rico e perdeu tudo. Mas como a neblina do cachimbo, não mais enxergou a realidade, se desfez em sonhos, e mora no passado, dentro da fotografia - em minha estante. Alberto Caeiro sabia que o ontem é um tipo de cárcere - quando vivo no passado, não consigo me enxergar no hoje:
"A recordação é uma traição à natureza.
Porque a natureza de ontem não é natureza.
O que foi não é nada, e lembrar não é ver.
Cada dia é uma nova vida, muitas possibilidades.
Mas a lembrança do que fui não me deixa enxergar o novo.
Estou coberto de saudades".
Como Adélia Prado diria: “O que a memória amou fica eterno”. Tentei entender sobre prisões, ausência e saudades. Meu pai talvez tenha medo de perder seu passado, ele não aprendeu que o que somos ninguém nos rouba, porque está eternizado em nossa alma. E me lembrei do poema de Drummond:
"Por muito tempo achei que ausência é falta.
E lastimava, ignorante, a falta.
Hoje não há lastimo.
Não há falta na ausência.
A ausência é um estar em mim.
E sinto-a, branca, tão pegada, aconchegada nos meus braços,
Que rio e danço e invento exclamações alegres,
Porque a ausência, essa ausência assimilada,
Ninguém a rouba de mim".

11 comentários:

Anônimo disse...

Querida Bel,

desde o dia em que recebi seu "email" apenas hoje pude vir aqui te visitar. Bel, estou simplesmente maravilhada! Como está bonito este blog, como você está escrevendo, minha amiga, que maravilha! Que orgulho de ter uma amiga tão sensível, tão poética como você. Não desista de escrever, não desista dos seus sonhos.

Um grande beijo, com carinho.

Anônimo disse...

, ausências e saudades. tem perdas que não causam saudades. aliviam várias dores...
|beijos meus|

Anônimo disse...

Que lindo Bela
Que lindo.
Bj
Te adoro

- Lui - disse...

Oi, minha amiga querida, minha primeira amiga virtual!! Você não imagina como fiquei contente ao receber sua visita lá no meu blog. Puxa, fazia tanto tempo!

Me escreve, Bel, conta as novidades, sejam boas ou não, estou aqui para te ouvir. Sempre que quiser me escreva, tá.

Um beijo bem grande.

Lui

Ah, eu tenho agora também um espaço no blogspot. Tem o mesmo conteúdo do outro, mas é para ficar mais fácil para o acesso. Alguns amigos não conseguem acessar o MSN. O endereço é: luivana.blogspot.com

- Lui - disse...

Oi, Bel, tudo bem?

Vê se aparece com mais freqüencia! Sempre é bom ouvir as suas palavras doces.

Um beijo prá você! E quando é que vai nos brindar com mais um texto lindo?

Lui

Anônimo disse...

Que bom te achar aqui, também!
Não vou dizer que a página esta linda, não vou dizer que é de extremo bom gosto,só vou dizer que te desejo PAZ, que anda fora de moda, SAÚDE e AMOR, e, uma porrada de "picolés de alegria".
A página está linda! É de extremo bom gosto!
Parabéns!
Jeová.

- Lui - disse...

Querida Bel,

então me manda um email. Como já disse, estou aqui para te escutar, no que for bom ou ruim, e se puder ajudar em algo, me sentirei muito feliz.

Um beijo

Ivo Korytowski disse...

E parabéns também pelo seu blog!!!

Anônimo disse...

Bel, viajar por este blog foi navegar mundos, reviver vidas esquecidas em um bau velho e acordar diante de uma menina que encarna muitas eternidades. Você é o infinito em pessoa. Beijo no seu coração.

Anônimo disse...

Ei!
Sem comentário(s).
Quanto aos meninos da VITROLA, não conheço nada, mas amigos meus disseram que são ótimos. Confio nos caras. Em breve vou assistir a um show.
No mais fique em PAZ, com muito AMOR e SAÚDE, e como diz nosso amigo, AFFONSINHO, com muitos "picolés de alegria"!
Beijos.
Jeová

Anônimo disse...

texto de saudade e vontades